quinta-feira, 19 de março de 2015

Aquela voz interior...

À dias... à aqueles dias que te elevam a autoestima, sabes que é momentâneo, efémero, mas mesmo assim ficas feliz e sente-te bem, porque foi inesperado, porque não é habitual, porque é bom saber que gostam de nós, e hoje foi esse dia. Aqui chegamos ao ponto que percebes que precisas da aprovação dos outros, se assim posso dizer. Essa aprovação é necessária, precisas dela para te sentires bem... creio que é um mal que muitos sofrem, mas é algo a corrigir, sei que vai ser difícil, é ótimos ouvir elogios, sejam por seres boa profissional, simpática, seja pelo sorriso, seja o que for, a verdade é que eleva o ego... mas quando eles não existem, quando não sentimos nada disso, que somos insignificante para os outros? ai é mau, muito mau.. por isso Maria, tudo é efémero, é uma autoestima provisório, é bom enquanto dura... a verdadeira autoestima é muito mais que isso.

4 comentários:

  1. Olá Maria,

    Tu tens a mesma capacidade de observação e análise que os outros têm. Olha para ti com ternura -- deixa a crítica exagerada de lado -- e aceita todos os traços físicos e psicológios que fazem de ti uma pessoa bonita. Aceita-os como teus, porque são. Porque uma vez que os vejas, não precisas que outra pessoa os valide. Em ti, os elogios não serão mais uma fonte de validação mas de simpatia, que aceitas e esqueces momentos depois. Tal e qual como as críticas. Porque tu sabes quem és, verdadeiramente.

    O trabalho é esse, gostares de ti. A confiança que emanará de ti a partir desse momento fará toda a diferença na forma como as pessoas reagem à tua presença. Não são os elogios que te elevarão a auto-estima; a tua auto-estima é que elevará a frequência de elogios.

    Beijinho,
    ABT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ABT,

      desde já obrigada pelas palavras, fizeste lembrar o que muitas vezes esqueço: gostar de mim, e perceber o quão importante isso é para mim. obrigada mesmo.

      Quanto ao "exercício" às vezes é bom ter alguém que nós faça ver o outro lado da "moeda" e isso eu nunca vou conseguir agradecer.

      ;)

      Eliminar
  2. A principal pessoa que deve gostar de nós é cada um de nós, a opinião dos outros é muito subjectiva e não deve ter importância nenhuma. Nesse grupo só os amigos e as pessoas que vivem no nosso coração devem ter a opinião e essa ser aceite por nós.

    É uma luta diária muitas vezes mas vale muito a pena em prol da nossa felicidade.

    beijinhos.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio :)

      É verdade, não sei se algum dia vou efetivamente gostar de mim a 100%, às vezes duvido... mas vou tentado. Obrigada por me fazeres lembrar disso.

      Eliminar