quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Só mais um desabafo

À cerca de 8 anos atrás, ela olhou para mim e disse: Tu és feia!

Estava a almoçar em casa de um grande amigo meu (e para mim mais qualquer coisa) quando a sua irmã (5 anos) me disse aquelas palavras... ainda me lembro do silêncio que se fez naquela cozinha... eu limitei-me a sorrir... mas doeu-me tanto, foi um baldo de algua fria e a certeza que era um patinho feio, a certeza do gozo que sentia por parte dos rapazes ser verdade... Grande parte da infância e da adolescência fui alvo de gozo, de sentir na pele que era a rapariga mais feia da turma, só quem passa por isto sabe dar valor...

Foi crescendo... conheci pessoas novas e deixei de sentir essa "discriminação"... pensei que tudo isso tinha passado... mas enganei-me. Sei que isso hoje me afeta muito mais do que podia imaginar, inconsciente, mas é um facto.

Será que essa miúda mudou!? Só nos contos de fada é que o patinho feio se torna cisne, né!? Ok, vamos até supor que já não sou patinho feio, sou apenas patinho, porque para cisne falta muito, por isso, fico-me só, por tentar acreditar que sou patinho, sim? pois, devia ser sim, mas há um passado que está tao entranhado, que marcou-me como um ferro em brasa, deixou marca, e agora? agora qualquer tipo de elogio é estranho e não sei lidar com isso...

É só mais um desabafo de quem se apercebe que as coisas a sua volta estão a mudar, e tudo é estranho... e coincidência ou não, este segredo do shiuuu diz-me muito:

6 comentários:

  1. Minha querida, se tudo está tudo a mudar é porque estava na altura de acontecer o que não aconteceu anteriormente. De certo modo estou a sentir isso também... É normal achares estranho um elogio e não saberes muito bem como agir , pelo menos penso assim... E para além disso o que acho é que se calhar nunca foste um patinho feio que te fizeram sentir, as pessoas não mudam assim tanto assim fisicamente vá. Acho que simplesmente secalhar não havia era alguém que conseguisse olhar te da forma que merecias. Acredita quando somos novos e andamos na adolescência e em criança, há muita maldade por parte dos outros mas vá se a ver és tão ou mais bonita.
    Quanto ao passado ficar marcado , bem não sei se um dia isso irá desaparecer , ando a tentar descobrir como ultrapassar também as tentativas de me sentir mal comigo mesma e muitas delas causas pelo que se passou. Mas vamos acreditar que um dia não passará de momentos menos bons que deixaram de afectar. ;-)

    ResponderEliminar
  2. Era tao bom que ouve-se uma formula magica que apagasse as marcas do passado...

    Pois, pensava que o passar dos anos leva-se essas "cicatrizes" mas acho que me enganei... não é assim tao fácil.

    Sim, mas tem que haver esperança e olhar para o futuro com otimismo.

    Obrigada pelas palavras... é sempre bom "ouvi-las".

    ResponderEliminar
  3. O melhor espelho está dentro de nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada pela correção.

      Esta minha dislexia... tem destas coisas.

      Eliminar